Espírito do Tempo


Temos os meios para transformar o nosso ambiente em algo excedentemente mais equilibrado, organizado, humano e produtivo. Mais importante ainda sustentável. Simultaneamente, estamos no ponto de não retorno relativamente à destruição do ambiente.
O consumo cíclico mantém a economia em movimento. Por exemplo: Se o consumo algum dia parasse todo o sistema entraria em colapso. Para manter o ciclo do consumo, tudo deve avariar ao fim de algum tempo. Então há retenção deliberada da eficácia dos produtos para que estes avariem.
Novos produtos e serviços devem ser constantemente introduzidos no mercado independentemente da sua utilidade criando desta forma um desperdício interminável. Assim, os nossos recursos são usados negligentemente em produtos que são concebidos para não durar. Desperdiçando energia e materiais. Os resíduos e a poluição são um subproduto deliberado da indústria para manter o ciclo do consumo.
Num mundo mais são em que realmente criamos os produtos para durar. Minimizando a poluição e o desperdício, o sistema monetário seria impossível. E o ciclo económico abrandaria.

Sandra Enoch