Carta Aberta FCT/UNL
Mesmo
os mais impolutos e certinhos acabam, mercê do caldo cultural em que
estão mergulhados, a ter uma atitude conivente com as mil e uma formas
de que o fenómeno de corrupção se reveste. É uma conivência discreta
mas assumida. Desinteresse pelo colectivo, despreocupação em relação ao
que não está mesmo debaixo dos seus olhos ou não lhe diz directamente
respeito ao seu bem estar imediato. Cada um defende apenas e só os seus
interesses e toda a generosidade, solidariedade, altruísmo e espírito
de missão não são mais do que palavras destinadas a encapotar as
verdadeiras motivações.
Quanto mais velhos são os indivíduos,
mais arreigados são também os sentimentos de cada um por si ou do
salve-se quem puder. É eventualmente por isso que se consegue assistir,
sem grande surpresa a situações de corrupção. Sabendo nós que sempre
houve e sempre haverá corrupção, o que surpreende, é o nosso imenso
conformismo, o nosso inarrável fatalismo e a nossa íntima convicção de
que tudo muda para ficar exactamente na mesma.
A questão é que
na escola que eu dei aulas fui constantemente desautorizada pela
professora Amélia Diaz. Que também já tinha desautorizado a professora
Dora que teve de passar para a noite. A professora Manuela que já tinha
trabalhado com ela o ano anterior, já não a queria ter como colega. E
assim por diante,... Se eu fizesse estágio a professora Amélia Diaz
ficaria em cheque,...
Por isso o professor Vítor Duarte Teodoro teve um comportamento menos próprio que foi encoberto pelo seu departamento...
A
avaliação dos professores é só para os mais novos! Os professores com
mais anos de casa podem desautorizar, assediar, fazer trinta por uma
linha que nunca são punidos. A prova está aqui, a lei e a legislação é
só para punir o mais fraco. Quem faz o mal, sabe que não é punido por
isso está à vontade!
Condeno-os os professores da FCT/UNL por negarem o conhecimento aos alunos!
A
professora Mariana recusou-se a dar-nos a legislação necessária para
desempenharmos a função de directores de turma. O assunto abordado foi a
evolução dos sistemas educativos, que curiosamente não tem aplicação
para os professores.
Sociologia não nos foi dada matéria relacionada com as escolas, ou seja, basicamente só apresentamos trabalhos.
Laboratórios?
Não é necessário realizarmos os trabalhos do secundário, basicamente
foi-nos dito que sabemos tudo por isso não precisamos de fazer os
protocolos.
A psicologia só vimos filmes, não é necessário ter
conteúdo para analisar os filmes. Durante os vários meses foi só pedido a
uma aluna para ler a sua análise. Mas existem mais elementos na
turma?... Todos os alunos começaram a faltar, porque será?
Professores
envolvidos Mariana Alves do mesmo departamento, José Leme do mesmo
departamento.
Estes são os serviços públicos que temos, "todos comprados" E eu, estou a andar sobre um campo minado.
Tenho
perfeita consciência do que se passou deve ser comunicado aos órgãos
de comunicação social. Para mover a opinião pública, para que situações
como esta não voltem a ocorrer.
As pessoas responsáveis devem
ser chamadas à atenção. Porque a legislação não está a ser comprida. E
todos nós pagamos para vocês terem esse poleiro na UNIVERSIDADE. Não
estão a cumprir as vossas obrigações, enquanto as famílias fazem
enormes sacrifícios para manter os filhos na faculdade.
Será que a hierarquia estabelecida só funciona para a corrupção? São todos muito bons nisso, estão de parabéns.
Ninguém,
absolutamente ninguém pode ameaçar a intimidade desta gentinha. Já
basta o tempo que eles gastam a criar uma sociedade mais justa e mais
humana; quem não respeitar os momentos de liberdade desta gentinha deve
ser afastado de tal maneira que nunca mais pense em voltar. Contra mim
só encontro cadáveres, seres que não respeitam a sua consciência e por
isso sem espírito.
As astúcias humanas não são inúteis porque o
Homem, empregando-as, terá depois de ficar a saber as duras
consequências de ter procurado furtar-se à justiça, prejudicando os
outros com o engano.
Não se quer a mentira dos outros porque
traz-nos dano, mas substitui-se alegremente pela própria que traz-nos
vantagem. Na sua insaciabilidade de possuir sempre mais, o homem furta e
agride o próximo. É legítimo, estraçalhar o mais débil, que deve ser
esmagado. Não existe piedade, apenas a lei do mais forte.
Constrói-se
um dique que se manterá em pé enquanto puder, porque está contra
corrente. Mas a corrente não se detém e a água contínua a forçar o dique
que gostaria de deter-lhe o curso. O nível aumenta cada vez mais a
pressão.
Por, mais alto e forte que seja o dique, cada vez mais
se aproxima o momento da catástrofe. O dique rompe-se. E, neste momento
o que nos parece impunidade nada mais é. que a momentânea riqueza do
jogador, que termina por perder tudo.
Vêm as horas terríveis,
duras, mas necessárias, a fim de que os surdos ouçam e a triste raça
dos senhores do mundo que zombaram da dignidade do próximo, para fugir à
justiça.
O mal camuflado torna-se mais corrosivo do que aquilo
que é escandalosamente visível. Neste momento, ninguém pode reagir
diversamente da própria natureza e, quando chega o golpe, é inevitável
que caiam as máscaras, mostrando-se o ser tal como realmente é... É
assim que, que no momento do perigo, o louco fica mais louco, o ladrão
mais ladrão,...
Por outro lado, quando encontramos a
inteligência unida ao mal é sinal que estamos a caminhar para a
inconsciência. Tal tipo de inteligência fecha-se sempre mais no seu
jogo astucioso.
E, para dar-se conta do erro, é preciso
experimentar-lhe as consequências... Sou culpada, pela procura da
verdade por trazê-la à tona.
Aparentemente tudo é bondade,
estima, desinteresse. De todos os lados esse nobre exemplo estimulando à
imitação. É o abuso dum lado, que faz nascer a reacção do outro.
Segundo
Philippe Perrenoud: "ser instruído não implica ser honesto… a partir
do momento em que se é mais instruído, tem-se mais oportunidades,
incluindo a de não ser honesto, e mais recursos para não se deixar
apanhar. As manipulações genéticas, a especulação imobiliária, a guerra,
a tortura, o genocídio, o crime organizado, a delinquência
económica,... e algumas outras calamidades são da responsabilidade de
pessoas com formação científica, gente com elevado nível de formação e
que vende o seu saber a quem oferece mais.”
Será que a hierarquia estabelecida só funciona para a corrupção? São todos muito bons nisso, estão de parabéns.
Mas olhem que a legislação diz outra coisa! São anos de história a lutar para que todos tenhamos dignidade...